Aqui temos uma breve biografia de Carlos Chagas, o escolhemos pois achamos que ele foi de grande importância para a ciência brasileira e mundial.
 |
Carlos Chagas |
Biografia - Carlos Chagas
Carlos Chagas, brasileiro, natural de Oliveira, nascido no dia 9 de Julho de 1878, foi um médico sanitarista, bacteriologista e cientista e trabalhava como clínico e pesquisador.
Seus estudos se deram início aos 8 anos, no Colégio São Luís, em Itu, interior de São Paulo, e, após completar os ensinos secundários, foi estudar na Escola de Minas, em Ouro Preto.
Aos 18 anos, Carlos ingessou na faculdade de medicina do Rio de Janeiro, em Abril de 1897. Na instituição, Chagas se concentrou nos estudos para cura de doenças tropicais, inclusive a malária.
Já formado, em 1902, foi trabalhar no Instituto Soroterápico Federal, onde apresentou como tese o ciclo evolutivo da malária na corrente sanguínea, que foi aceito e orientado por Oswaldo Cruz. Carlos terminou os estudos em maio de 1903, elaborando a tese
"Estudo Hematológico do Impaludismo".
Carlos instalou seu próprio laboratório na cidade do Rio de Janeiro, onde casou-se com Íris Lobo e teve dois filhos, Evandro Chagas (1905) e Carlos Chagas Filho (1910).
A carreira de Carlos se baseava sempre no combate a malária, portanto era enviado a várias cidades onde existiam epidemias da doença. Em Junho de 1907, Carlos começaria os estudos e descobriria a Doença de Chagas, que tinha como transmissor o vírus
Trypanosoma cruzi. Essa descoberta foi muito marcante para medicina brasileira, pois foi o primeiro estudo da história a descrever completamente a nova doença, o meio de transmissão, suas formas clínicas e sua epidemiologia.
Em 1921, após viajar para os Estados Unidos para uma série de conferências, Carlos recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Harvard, sendo o primeiro brasileiro a conseguir tamanho feito.
Carlos Chagas veio a falhecer no dia 8 de Novembro de 1934, na cidade do Rio de Janeiro, por conta de um infarto no miocárdio.